O inverno já começou! Assim como nós precisamos de cuidados para não pegar resfriados e gripes por conta das baixas temperaturas, o nosso carro também necessita de atenção.
Em temperaturas mais baixas, os veículos não funcionam como em períodos quentes, por isso é preciso estar atento aos detalhes que podem prejudicar o funcionamento e até comprometer a sua segurança ao utilizar o automóvel.
Para esclarecer quais cuidados devem ser tomados para evitar problemas com o seu carro no inverno, separamos esses 6 ponto de atenção. Confira!
1- Gasolina no reservatório
Principalmente se costuma abastecer o carro com etanol, você já deve ter percebido que o motor demora um pouco mais que o normal para pegar nos dias de frio. Por essa razão, veículos flex tem o famoso reservatório ou tanquinho, que tem o papel de armazenar gasolina e auxiliar na partida do veículo.
Quando a temperatura está abaixo de 15º, o sistema é acionado e utiliza a gasolina desse reservatório para dar partida. Como não é muito comum fazer esse frio por aqui, essa reserva cai no esquecimento e só lembramos quando realmente precisamos.
Para evitar apuros, é recomendável trocar a gasolina do tanquinho pelo menos uma vez por ano, de preferência antes do inverno chegar, e mantê-lo sempre abastecido com gasolina de ótima qualidade, que tem mais durabilidade.
2- Bateria
Existe uma tendência de maior desgaste da bateria no tempo frio. Isso acontece porque o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade, exigindo mais da bateria para dar partida.
Por esse motivo, a melhor saída é procurar o seu mecânico de confiança para fazer a manutenção preventiva.
Uma boa dica é nunca dar partida com o rádio ou faróis ligados; e se o seu veículo fica muito tempo parado, ligue o motor pelo menos uma vez ao dia para evitar que a diminuição da vida útil da bateria.
3- Velas de ignição
Se o carro não pegar na primeira tentativa, não é recomendável continuar tentando, pois você pode encharcar as velas de ignição. Nessa situação, o aconselhável é desligar o carro, aguardar um tempo até o combustível evaporar. Se o problema persistir, procure o seu mecânico, talvez seja a hora de trocar as velas.
4- Ar condicionado
O que muita gente não sabe é que, mesmo no inverno, é necessário ligar o ar condicionado por, pelo menos, 15 minutos por semana, em média. Essa ação evita a proliferação de bactérias e faz com que todos os componentes permaneçam lubrificados, reduzindo o risco de rachaduras e vazamentos.
5- Limpador de para-brisas
O tempo frio pode ressecar as palhetas dos limpadores de para-brisas, que são feitos de borracha. Isso pode comprometer a limpeza dos vidros, causando riscos e sujeiras. É bom consultar o fabricante para saber qual o tempo ideal para fazer a troca, mas, geralmente, deve ser realizada de três em três meses.
6- Pneus
Nos períodos frios, a pressão dos pneus do veículo são afetados e podem ficar murchos. Assim, verifique a calibragem com frequência e certifique-se de que está correta de acordo com o número fornecido pelo fabricante. Quando os pneus estão com a calibragem menor, o consumo de combustível pode aumentar.
Além disso, não se esqueça de verificar se os pneus estão carecas. Com as ruas mais úmidas, o risco de derrapagem é maior.
Quer continuar tendo acesso a dicas exclusivas? Não deixe de acompanhar o blog da NineSeg. Seja um assinante VIP para receber todos os conteúdos direto no seu e-mail.
Comments