top of page

Seguro Carta Verde: saiba o que é e quando contratá-lo

Foto do escritor: Nine GroupNine Group


Quando pretendemos viajar, principalmente para outros países, é importante ficar atento às regras do local de destino. Algumas exigências, se não forem cumpridas, podem resultar em dores de cabeça e transformar um momento de alegria em estresse.


O Brasil é um dos países membro do Mercosul, junto com Argentina, Paraguai e Uruguai, por isso, os brasileiros têm a liberdade de cruzar a fronteira desses países livremente. Mas para fazer isso com o seu carro e evitar problemas, você precisa ter o seguro Carta Verde. Acompanhe para entender.


Mercosul


O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi fundado a partir do Tratado de Assunção de 1991, no Paraguai. Trata-se de um bloco econômico que permite o livre comércio e política comercial comum entre os países membros - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


A partir de 1995, se alguém deseja viajar de carro para algum desses países, é preciso contratar o seguro Carta Verde.


O que é o seguro Carta Verde?


O seguro Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil obrigatório e instituído pela Resolução 120/94, do Mercosul, que passou a vigorar em 1995, como já vimos.


Esse seguro cobre o condutor e/ou proprietário do veículo (automóvel de passeio - particular ou de aluguel), não matriculados nos países de ingresso em viagem internacional por danos causados a pessoas ou objetos não transportados no carro.


Ele é bem semelhante ao nosso DPVAT, ou seja, tem como objetivo cobrir indenizações causados a terceiros. Por exemplo, se você sofrer um acidente em desses países e envolver terceiros, os prejuízos sofridos pelo outro carro estariam coberto.


Quais as coberturas do seguro Carta Verde?


Esse seguro cobre os danos materiais e corporais causados pelo veículo, por objetos transportados ou por reboque acoplado ao veículo, desde que esteja protegido pelo seguro Carta Verde, a quem não esteja no veículo segurado.


As coberturas envolvem:

  • danos materiais causados a terceiros;

  • danos corporais (morte, invalidez permanente e despesas médicas) causados a terceiros;

  • honorários de advogado para o segurado e custos judiciais.


O que o seguro Carta Verde não cobre?


O seguro não cobre problemas que podem ocorrer com o seu carro. Se você deseja essa cobertura, fale com o seu corretor e contrate um seguro estendido. Isso é bastante recomendado, principalmente porque, se acontecer algum problema com o seu carro e você não tiver seguro estendido, terá um gasto a mais e poderá prejudicar a sua viagem.


Quais os limites de indenização do seguro Carta Verde?


Assim como todo seguro, as indenizações possuem um limite a ser pago às vítimas. Porém, neste caso, como é um seguro para imprevisto fora do país, os valores são em dólares norte-americanos:

  • US$40.000 por pessoa: danos corporais, morte, despesas médico-hospitalares e/ou invalidez permanente;

  • US$20.000 por terceiro: danos materiais.


O que acontece se o seguro não for contratado?


Para transitar entre os países do Mercosul, o seguro Carta Verde e a apresentação do documento original que confirma a sua contratação são obrigatórios nas fronteiras. Sem o certificado o veículo é impedido de circular nos países.


Como contratar o seguro Carta Verde?


O seguro Carta Verde é contratado em dólares americanos e só deve ser contratado com um corretor de seguros, que auxiliará e apresentará as opções, de acordo com as suas necessidades.


Caso o seu seguro auto possua extensão de perímetro para América do Sul, é importante ficar atento. Mesmo nesses casos, o seguro Carta Verde é necessário, pois ele tem as garantias que são padrão para o Mercosul.


Ficou com alguma dúvida ou pretende contratar o seguro Carta Verde? Entre em contato com a NineSeg e solicite uma cotação. Aproveite e solicite o seguro viagem para garantir uma viagem tranquila com mais segurança!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page