Chegou a hora de trocar de carro, mas, primeiro, preciso vender o atual! Esse pensamento é comum para quem pretende trocar de carro.
Vender um carro usado ou seminovo não é uma das tarefas mais fáceis, pois, além de vender, é preciso garantir um bom negócio para ambas as partes. Pensando nisso, esse artigo traz 6 dicas para vender o seu veículo mais rápido. Confira!
1- Prepare o carro para a venda
O primeiro passo para a venda ser um sucesso é consertar qualquer problema, seja na parte estética ou na mecânica. Problemas nessas partes podem atrapalhar o processo de venda. Por isso, siga as dicas abaixo:
lave e encere o carro;
conserte os arranhões;
troque os pneus, se necessário;
troque o óleo;
verifique os itens básicos, como faróis, travas elétricas, para-brisas, piscas, etc.
mantenha a parte interna sempre limpa e com cheiro agradável;
faça uma revisão antes de anunciar.
2- Mantenha peças e equipamentos originais
Manter as peças originais de fábrica no veículo tendem a valorizar e facilitar a venda. Mesmo que os equipamentos tenham sido caros, evite mantê-los, procure deixar o veículo o mais original possível.
3- Tenha os documentos das revisões já realizadas
A boa condição do veículo depende também dos cuidados no decorrer do uso. Por isso, é importante guardar os documentos de todas as revisões feitas, manutenções e troca de peças para que o comprador conheça o histórico do veículo. Na negociação, isso faz toda a diferença, para confirmar que todos os cuidados foram tomados para conservar o carro.
4- Anuncie a venda do automóvel
Existem muitas formas de anunciar a venda do seu veículo, mas a que gera maior resultado são os anúncios na internet. Você pode anunciar em redes sociais ou em sites de anúncios online.
Para compra e venda de veículos, os maiores sites são Webmotors e OLX. Não basta criar o anúncio, é preciso se atentar a alguns detalhes:
faça uma boa descrição, com todas as informações sobre o veículo;
insira fotos com boa qualidade e de todos os ângulos, sem esquecer da foto interna;
responda as mensagens o mais rápido possível.
5- Atribua um preço justo e compatível com o mercado
O preço não pode ser tão alto, a ponto de não conseguir um comprador, mas também não pode ser baixo, para não gerar desconfiança no interessado. Portanto, o melhor é verificar um valor justo para beneficiar ambas as partes.
Uma boa dica é pesquisar na internet o valor que estão vendendo veículos do mesmo modelo e ano que o seu.
6- Encontre o interessado em um local público
É importante que o comprador tenha contato com o veículo antes de fechar negócio, mas, para a sua segurança, faça isso em um local público.
Esperamos que as dicas tenham sido úteis. Para complementar as informações desta artigo, confira também um sobre os cuidados que você deve ter com o seu veículo todo mês.
Comentários